Skip to content

Você está em:Curso de Psicologia
 
Curso de Psicologia - Formação de Psicologo

Missão do Curso

Estimular, desenvolver e manter os seguintes princípios e compromissos:
  

  • Formar profissionais em Psicologia que sejam acima de tudo capazes de transmitir e divulgar conhecimentos adquiridos;
  • Formar psicólogos com domínio de técnicas e métodos científicos, habilidades e competências profissionais, valores e princípios humanos, que lhes assegure uma inserção profissional ética e transformadora, no mundo;
  • Ampliar a abrangência teórica e profissional da Psicologia na Região de Vilhena, incentivando a pluralidade e integração entre ciência e profissão, também buscando novas frentes de atuação para o psicólogo;
  • Responder às necessidades regionais da Região de Vilhena, formando profissionais capazes de atuar preventivamente no campo da saúde mental em diferentes contextos e em condições de atender uma região em fase de descoberta de seu potencial de desenvolvimento;
  • Propiciar uma formação politicamente engajada, capaz de analisar as raízes da formação do povo brasileiro e os desafios socioeconômicos que se lhes apresentam;
  • Estimular a leitura crítica da realidade nacional associada a debates sobre projetos alternativos para o país, fortalecendo ao mesmo tempo os princípios da democracia e da cidadania;
  • Ter na ética profissional a regra fundamental para as relações entre Psicologia e Sociedade, sempre em consonância com as necessidades sociais, as especificidades culturais, os direitos humanos e  a qualidade de vida da coletividade;
  • Oferecer um Curso Superior que ultrapasse as delimitações de um campo profissional específico, e que proporcione uma formação ampla, permitindo percursos diferenciados entre alunos, que estarão preparados para a construção de uma sociedade humana e justa.

 

Perfil de Egressos

Os psicólogos graduados pela Faculdade da Amazônia devem, ao final do curso, apresentar competências no âmbito da psicologia na dimensão educativa, terapêutica e social. Trata-se de uma sólida e consistente formação básica que permite atender as demandas que possam vir da comunidade escolar, bem como de instituições relacionadas à área da saúde. Os graduados em psicologia deverão ao final do curso apresentar as seguintes características:

  • Formação democrática, humana, fortemente comprometida com os problemas sociais, com a melhoria da qualidade de vida e da dignidade do ser humano;
  • Formação sólida, fortemente embasada em princípios éticos e científicos;
  • Capacidade de ação e intervenção, com ética, na realidade que se lhe apresenta;
  • Capacidade de contribuir, com seus sólidos conhecimentos e práticas profissionais, para a construção da Psicologia como ciência e profissão;
  • Capacidade de ações e intervenções articuladas com a realidade, fazendo uso de técnicas, métodos da Psicologia e de ciências afins;
  • Capacidade de utilizar a prática como método de reformulação teórica e profissional;
  • Capacidade de identificar os fundamentos filosóficos, epistemológicos, as diferentes concepções da Psicologia, e os limites do conhecimento psicológico;
  • Capacidade de recorrer a métodos e técnicas da Psicologia para análise de situações e contextos específicos, considerando suas implicações sócio-econômicas-culturais, de modo a intervir nessa realidade;
  • Capacidade de atuar em equipes multiprofissionais, colaborando com profissionais de áreas afins;
  • Compromisso com o aprimoramento científico e profissional de forma sistemática e continuada.

Complementando o perfil profissiográfico pretendido, o Curso de Psicologia oferece duas ênfases curriculares para permitir a realização de percursos diferenciados entre seus alunos.  As ênfases contemplam as seguintes áreas:

  • Educação
  • Clínica e Saúde

Disciplinas

 

I Período

 

 

 

 

DISCIPLINA

CHT

CHP

CHTOTAL

1

Filosofia

72

 

72

2

História da Psicologia

72

 

72

3

Introdução à Informática

18

54

72

4

Língua Portuguesa

54

 

54

5

Metodologia Científica

72

 

72

6

Psicologia Ciência e Profissão no Contexto Contemporâneo

54

 

54

7

Sociologia

72

 

72

 

TOTAL

414

54

468

 

 

I I Período

 

 

 

 

DISCIPLINA

CHT

CHP

CHTOTAL

1

Antropologia Cultural

54

 

54

2

Psicologia do Desenvolvimento da Infância

72

 

72

3

Genética e Evolução

72

 

72

4

Metodologia de Investigação em Psicologia

54

18

72

5

Estatística aplicada à Psicologia

54

 

54

6

Psicologia Social I

72

 

72

 

TOTAL

378

18

396

 

 

III Período

 

 

 

 

DISCIPLINA

CHT

CHP

CHTOTAL

1

Neuroanatomofisiologia

36

36

72

2

Fisiologia

36

36

72

3

Psicologia do Desenvolvimento da Adolescência

72

 

72

4

Psicologia Social II

72

 

72

5

Processos Psicológicos Básicos I

72

 

72

6

Psicologia Experimental I

36

36

72

7

Psicologia da Personalidade I

72

 

72

8

Estágio Básico I

 

54

54

 

TOTAL

396

162

558

 

 

I V Período

 

 

 

 

DISCIPLINA

CHT

CHP

CHTOTAL

1

Psicofisiologia

54

18

72

2

Psicologia do Desenvolvimento da Vida Adulta, Velhice e Morte

72

 

72

3

Psicologia da Aprendizagem

54

 

54

5

Processos Psicológicos Básicos II

72

 

72

6

Psicologia Experimental II

36

36

72

7

Psicologia da Personalidade II

72

 

72

8

Estágio Básico II

 

54

54

 

TOTAL

360

108

468

 

 

V Período

 

 

 

 

DISCIPLINA

CHT

CHP

CHTOTAL

1

Psicopatologia Geral I

36

36

72

2

Dinâmica de Grupo  e Relações Humanas

36

36

72

3

Técnicas de Avaliação Psicológica I

54

18

72

4

Testes Psicológicos I

54

18

72

5

Ética Profissional

54

 

54

6

Psicologia do Trabalho

72

 

72

7

Estágio Básico III

 

54

54

 

TOTAL

306

162

468

 

 

VI Período- Disciplinas do Núcleo Comum

 

 

 

 

DISCIPLINA

CHT

CHP

CHTOTAL

1

Técnicas de Avaliação Psicológica II

36

36

72

2

Testes Psicológicos II

36

36

72

3

Psicodiagnóstico

36

36

72

 

TOTAL

108

108

216

 

 

VI Período-Ênfase em Educação

 

 

 

 

DISCIPLINA

CHT

CHP

CHTOTAL

4

Psicomotricidade

54

18

72

5

Psicologia Comunitária

54

 

54

6

Psicologia Escolar e Problemas de Aprendizagem I

72

 

72

7

Psicologia da pessoa com  necessidades educativas especiais

72

 

72

 

TOTAL

252

18

270

 

TOTAL DO VI PERÍODO PARA A ÊNFASE

360

126

486

 

 

VI Período-Ênfase em  Clínica e Saúde

 

 

 

 

DISCIPLINA

CHT

CHP

CHTOTAL

4

Psicomotricidade

54

18

72

5

Psicologia Comunitária

54

 

54

6

Introdução à Saúde Pública

54

 

54

7

Psicopatologia Geral II

36

36

72

 

TOTAL

198

54

252

 

TOTAL DO VI PERÍODO PARA A ÊNFASE

306

162

468

 

 

VII Período-Ênfase em  Educação

 

 

 

 

DISCIPLINA

CHT

CHP

CHTOTAL

1

Psicologia Institucional

54

 

54

2

Psicologia Escolar e Problemas de Aprendizagem II

54

18

72

3

Orientação Vocacional e Profissional

72

 

72

4

Políticas Públicas em Educação

54

 

54

5

Optativa

54

 

54

 

TOTAL

288

18

306

 

 

VII Período-Ênfase em  Clínica e Saúde

 

 

 

 

DISCIPLINA

CHT

CHP

CHTOTAL

1

Psicologia Institucional

54

 

54

2

Teorias e Técnicas Psicoterápicas I

72

 

72

3

Psicofarmacologia

54

 

54

4

Políticas Públicas Em Saúde

54

 

54

5

Optativa

54

 

54

 

TOTAL

288

 

288

 

 

VIII Período-Ênfase em  Educação

 

 

 

 

DISCIPLINA

CHT

CHP

CHTOTAL

1

Psicopedagogia

72

 

72

2

Escola, Família e Comunidade

72

 

72

3

Brinquedo, Educação e Desenvolvimento

54

 

54

4

Optativa

54

 

54

 

TOTAL

252

 

252

 

 

VIII Período-Ênfase em  Clínica e Saúde

 

 

 

 

DISCIPLINA

CHT

CHP

CHTOTAL

1

Psicopedagogia

72

 

72

2

Teorias e Técnicas Psicoterápicas II

72

 

72

3

Teorias e Técnicas Psicoterápicas Infantis I

72

 

72

4

Psicologia Hospitalar

72

 

72

5

Optativa

54

 

54

 

TOTAL

288

 

288

 

 

IX Período-Ênfase em  Educação

 

 

 

 

DISCIPLINA

CHT

CHP

CHTOTAL

1

Temas Transversais em Educação

72

 

72

2

Estágio Supervisionado I

 

252

252

 

TOTAL

72

252

324

 

 

IX Período-Ênfase em  Clínica e Saúde

 

 

 

 

DISCIPLINA

CHT

CHP

CHTOTAL

1

Teorias e Técnicas Psicoterápicas III

72

 

72

2

Teorias e Técnicas Psicoterápicas Infantis II

72

 

72

2

Estágio Supervisionado I

 

252

252

 

TOTAL

144

252

396

 

 

X Período-Ênfase em  Educação

 

 

 

 

DISPLINA

CHT

CHP

CHTOTAL

1

Estágio Supervisionado II

 

252

252

 

TOTAL

 

252

252

 

 

X Período-Ênfase em  Clínica e Saúde

 

 

 

 

DISPLINA

CHT

CHP

CHTOTAL

1

Estágio Supervisionado II

 

252

252

 

TOTAL

 

252

252

 

 

CARGA HORÁRIA TOTAL DO CURSO ÊNFASE EM EDUCAÇÃO

CHT

CHP

CHTOTAL

 

NÚCLEO COMUM

1962

612*

2574

 

ÊNFASE

864

540**

1404

 

ATIVIDADES COMPLEMENTARES

198***

 

  198

 

TOTAL

3024

1152

4176

 

 

CARGA HORÁRIA TOTAL DO CURSO ÊNFASE EM EDUCAÇÃO

CHT

CHP

CHTOTAL

 

NÚCLEO COMUM

1962

612*

2574

 

ÊNFASE

918

558**

1476

 

ATIVIDADES COMPLEMENTARES

126***

 

126

 

TOTAL

3006

1170

4176

 

* Incluída a carga horária do estágio básico totalizando  162 horas
** Incluída a carga horária do estágio supervisionado totalizando 504 horas
*** Definidas no Projeto Pedagógico da IES